sexta-feira, 28 de maio de 2010

MITO DA CAVERNA

Exatamente 13:05 da tarde, ainda em meu serviço e sem almoço...
(Escrava de meu próprio tempo...)

Pode parecer frase clichê:
"Mas tem gente que sofre porque quer"

Se parar pra pensar bem, muita coisa poderia ser diferente se não nos acomodássemos tanto...É como se nos acostumássemos com a "Dor" , com o "Sofrimento"

É como se vivesse em um universo onde o "diferente" pode assustar um pouco...

Tal fato, me faz lembrar do "Mito da Caverna", também chamada de Alegoria da caverna,foi escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade. Alguns ainda chamam de Os prisioneiros da caverna ou menos comumente de A parábola da caverna.

MITO DA CAVERNA

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

Platão não buscava as verdadeiras essências da forma física como buscavam Demócrito e seus seguidores. Sob a influência de Sócrates, ele buscava a verdade essencial das coisas.

E como dizia meu amigo Daniel Galvão:
"Dá-lhe Platão!"

www.ideiascorporativas.wordpress.com"



Pensemos no "Mito da Caverna".

Você vive em busca da aparência?

Platão acredita que estamos vivendo por aparências! Você concorda?

Pense... Tente... Saia hoje mesmo da sua caverna!

Boa viagem!

4 comentários:

  1. Adoro A República, fácil, fácil um dos meus livros favoritos, e a alegoria da caverna é o trecho mais famoso. A parte que acho mais interessante é quando Platão descreve o retorno do fugitivo à caverna. Ele compartilha com seus companheiros toda a beleza que conheceu no mundo exterior e os incita a buscar a luz, a saírem da caverna. Os homens diante da possibilidade de verem tudo que conhecem como real transformar-se em mentira, negam tudo o que o fugitivo diz e o tomam por louco. Segundo Platão, assim é visto o filósofo.

    Muito legal começar um blog com um texto desses, parabéns Flavinha.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi da parábola da caverna, ela trata não das aparências em si; mas sim das limitações humanas para entender o mundo ao redor devido às condições que o ambiente lhes impõe.

    Em outros termos é como se eu achasse que só existem brasileiros no mundo, pq vivo no Brasil e nunca saí deste país. Até que vem a televisão e mostra a um dos brasileiros outro país. Quando este vai espalhar a notícia, é taxado como louco.

    O que Platão nos mostra é que o filósofo é o curioso de plantão, é o cara que quer buscar algo além daquilo que ele já sabe e que todos também já sabem.

    Serve para as relações humanas e o mundo da internet. Na internet todo mundo é bonito, é inteligente, sabe de tudo. Porém - na figura do filósofo - só se aproximando mais do "melhor de cada um" para saber se as pessoas por trás do computador são aquilo que aparentam ser.

    Porém pra saber se as pessoas são os "melhores" de si, é com curiosidade e investigação (no sentido de se aprofundar na pessoa, conversar e entendê-la a fundo) que se descobre aquilo que ela realmente é

    Isso é o que diz Platão.

    Boa colocação de texto, Flávia

    Parabéns.

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Poutz sexta feira não é dia de filosofar! xD

    ResponderExcluir
  4. Incrível que depois de tantos séculos o comportamento humano não tenha mudado! Em pleno século XXI, maioria dos homens continuam na "caverna" sem desafiá-la. Grandes personagens da História, aqueles que não aceitaram a "verdade" e saíram de suas cavernas, desafiaram e conseguiram proezas para a Humanidade....a luz elétrica, comunicação à distância, o avião, os tratamentos de saúde. Maioria dos gênios que criaram essas invenções, foram tomados por loucos na época em que viveram, apenas por enxergarem além da maioria, que cega pela "caverna", não fizeram nada para mudar o mundo, apenas o aceitou como era em seu tempo.

    ResponderExcluir